Registros Militares Italianos
Os registros militares italianos são ótimas fontes de pesquisa, neste artigo iremos falar de três deles: as Liste di Leva, as Rubriche Matricolari e os Ruoli Matricolari.
Liste di Leva: São as listas de recrutamento militar, redigidas anualmente em cada comune, continham os registros de todos os indivíduos do sexo masculino que completavam 20 anos e deveriam ser convocados ao serviço militar.
Ruoli Matricolari: Trata-se da lista dos indivíduos que se inscreveram para o efetivo cumprimento do serviço militar.
Rubriche Matricolari: São listas organizadas por sobrenome e prenome contendo o número do registro para facilitar o acesso às informações contidas nos Ruoli Matricolari
O alistamento militar foi obrigatório na Itália de 1861 a 2005 e todo cidadão do sexo masculino era convocado. Os registros militares são muito úteis para qualquer pesquisa genealógica porque costumam fornecer:
– Data e local de nascimento
– Filiação
– Características físicas
– Histórico do período de serviço militar, se serviu
O uso mais óbvio deste tipo de registro é na pesquisa de antepassados italianos homens, porém com alguma criatividade é possível aplicá-lo para pesquisar mulheres.
Exemplo: você sabe através da lista de bordo do navio ou da matrícula em uma hospedaria de imigrantes que sua bisavó chegou ao Brasil acompanhada dos pais e dois irmãos homens. É possível portanto pesquisar os registros militares destes indivíduos homens, descobrir seu comune de nascimento e assim extrapolar essa informação para a sua bisavó; já que a chance dela ter nascido no mesmo comune ou naquela região é muito grande.
Apresentei esses tipos de registros italianos na minha palestra da RootsTech Connect, maior conferência de genealogia do mundo promovida pelo Family Search.
Se você ainda não assistiu, clique aqui para ver a gravação.