Para realizar o processo de reconhecimento da cidadania italiana é preciso estabelecer o vínculo entre você e um antepassado nascido na Itália. Esse antepassado é chamado dante causa porque é ele que transmite o direito à cidadania italiana a você.
Para comprovar essa transmissão é preciso construir a sua árvore genealógica geração após geração, criando o elo entre você e este dante causa.
Caso você já saiba qual é o seu antepassado italiano, tudo o que você precisa para começar é uma caneta e um pedaço de papel.
Nesse pedaço de papel você vai começar escrevendo o seu nome, o nome do seu pai ou sua mãe, o nome do seu avô ou avó, o nome do seu bisavô ou bisavó, etc. – criando a sua linha de transmissão até chegar no seu antepassado italiano. Tendo os nomes, o primeiro rascunho já está feito e a partir daqui você começará sua pesquisa para descobrir datas e locais de nascimento, casamento e óbitos de todas as pessoas dessa linha.
Caso você não saiba se tem um antepassado italiano, o primeiro passo é questionar aos seus pais, avós e parentes mais velhos se não existe alguma história na família de alguém que tenha emigrado da Itália para o Brasil. A partir da identificação de um ascendente italiano na família você já pode esboçar a sua árvore e começar sua pesquisa.
Agora, se não existir absolutamente ninguém que possa te ajudar nessa identificação do italiano, você pode ainda inverter a ordem e começar emitindo a sua própria certidão de nascimento em inteiro teor, ali você vai encontrar as informações dos seus pais e avós.
A partir destas informações você vai solicitar também as certidões de óbito, casamento e nascimento das gerações que vieram antes de você. Voltando no tempo através dos registros você pode descobrir que o seu bisavô paterno foi declarado como italiano (ou natural da Itália) no seu registro de óbito ou no casamento dos seus avós, por exemplo.